Do ateliê de moda para o dia a dia das empresas: Alexandra Moura veste ideias e negócios

Semanas da moda, desfiles, showrooms, editoriais de moda, lojas ou agências de modelos são as actividades que normalmente vemos associadas ao mundo da moda, contudo há empresários que apostam cada vez mais em trazer a criatividade dos designers de moda para os seus negócios, desde a hotelaria às indústrias criativas .

Como precursora e empreendedora no setor corporate wear está Alexandra Moura, criadora que desde há vários anos nutre paixão por vestir profissionais e projetos empresariais que procuram ter uma imagem cuidada para se apresentar no mercado.

O Hotel Bairro Alto, o Restaurante L ́Appart - Hotel Meridien, a discoteca Lux, o Chef José Avillez, e Joy Jung do Restaurante Vila Joya estão entre os clientes do ateliê Alexandra Moura que recorreram à experiência da designer de moda para obter uma assinatura distintiva para os seus projetos ou que já vestiram uma peça desenhada por si.

Com mais de 16 anos de reconhecimento nacional e internacional, a casa Alexandra Moura tem vindo a desenvolver nos últimos anos vários projectos de fardamento para restauração, hotelaria, centros de arte, museus e empresas privadas de diversas áreas de atividade.

“São clientes que querem trabalhar a sua identidade de forma personalizada, sem recorrer a peças padronizadas, precisamente porque uma farda não tem de ser igual para todos mesmo que exerçam a mesma atividade. O fardamento deve contar uma história aos clientes e parceiros de negócio, deve reflectir os princípios e o conceito criativo de cada projeto empresarial. A farda pode fazer parte de um sonho do empresário, da história que está sempre por trás de cada ideia”, conta Alexandra Moura.

Feito por medida
Cada projeto corporate que Alexandra Moura abraça passa por várias fases de concepção, e inclui sempre um trabalho de colaboração e diálogo com o cliente por forma a que o resultado final seja um reflexo da história que inspirou ambos e da personalização inerente a todo o processo.

“Começo sempre por fazer uma pesquisa exaustiva antes de desenvolver o conceito e a proposta a apresentar ao cliente. É umas das etapas mais importantes do meu processo criativo, onde aprofundo o conceito, apuro e consolido ideias; no fundo construo durante esse tempo as ideias na cabeça para então começar a desenhá-las já com o fio condutor bem definido. A partir daí todo o desenvolvimento criativo se desenrola em muitos e muitos esboços até chegar aos selecionados, onde começo então a testar cores, padrões, texturas etc. Todo este processo é fundamental para uma boa sustentação da proposta, clara e óbvia, junto do cliente. O importante para mim é trazer o cliente até ao meu universo, fazê-lo "viajar" para que mais facilmente compreenda o que está a ser apresentado e o porquê de todos os detalhes do projecto”, explica a criadora.

Após a aprovação do design por parte do cliente, o ateliê AM faz o acompanhamento da obra até à sua total entrega, desde a confeção até à reposição de stock.

A marca que faz questão de afirmar-se internacionalmente com a assinatura “orgulhosamente fabricado em Portugal” tem desde sempre confecção 100% portuguesa, trazendo para as suas coleções o melhor da tradição da alfaiataria e da manufactura portuguesas, e recorrendo quer à indústria têxtil nacional quer a artesãos qualificados.

“Graças à experiência de vários anos de actividade, temos uma relação próxima e privilegiada com os principais fornecedores de tecidos e de confecção que nos permite assegurar o outsourcing mais competitivo e adequado aos objectivos traçados”, sublinha a designer.

Sobre Alexandra Moura
Alexandra Moura nasceu em Lisboa em 1973.

Inicialmente enveredou pelo estudos na área das ciências mas a descoberta dos criadores japoneses Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, e o consequente fascínio pela cultura e estéticas japonesas, viria a mudar o seu percurso e desde 2002 que apresenta as colecções da marca epónima nos circuitos nacional e internacional.

Imbuída de um forte espírito de colaboração e de uma abordagem artística que não se circunscreve ao design das coleções de moda, Alexandra Moura participa em projectos empresariais e culturais, como o desenvolvimento de fardamentos (segmento corporate) e figurinos (cinema, teatro e artes plásticas), e leciona no curso de Design de Moda na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco. É ainda uma reconhecida mentora da indústria para talentos emergentes, sendo frequentemente convidada para palestras em conferências e exposições, designadamente no MUDE - Museu do Design e da Moda, e no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

Em 2015, Alexandra Moura foi distinguida com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, distinção atribuída pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelos gabinetes do Secretário de Estado da Cultura e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, pela sua inovação e pioneirismo na atividade artística, e pelo impacto cultural do seu trabalho.

É a única designer portuguesa a integrar as publicações "Young European Fashion Designers", o "Atlas of Fashion Designers", o "Mapa da Moda Contemporânea" e o "Sourcebook of Fashion Designer ".

PARA MAIS INFORMAÇÕES E IMAGENS, POR FAVOR CONTACTE:
Margarida Ganso
T: +351 924431518
E: margarida.ganso@doctorspinpr.com

Redes Sociais Alexandra Moura
facebook.com/alexandramoura/
instagram.com/alexandra.moura/
twitter.com/alexandramoura

O novo valor da privacidade na economia portuguesa

O Misk Brunch Weekend by Compal volta com Brunches a 10€ por todo o país