Ubbu discute revolução tecnológica nas escolas públicas com Secretário de Estado da Educação

A ubbu, plataforma que ensina programação nas escolas, juntou-se a João Costa, Secretário de Estado da Educação para uma conversa sobre o papel das escolas públicas na revolução tecnológica. O evento é aberto e acontece na Casa do Impacto já no próximo dia 21 de março (quinta-feira), entre as 18h e as 21h.

A ubbu acredita que o ensino de programação, através da resolução de problemáticas do quotidiano, é um dos factores decisivos para o sucesso escolar. Ao mesmo tempo, é crucial para o desenvolvimento das crianças enquanto indivíduos conscientes e preparados para o futuro digital. Estes serão os temas em discussão na “Thursdays with Impact”, evento que acontece todas as semanas na Casa do Impacto, liderada desta vez pela ubbu.

Este evento convida projetos incubados a partilhar o seu know-how a partir de um dos dezassete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No próximo dia 21 de março, pelas 18h, cabe à ubbu apresentar a sua tese sob o tema “Hello World: Como as escolas públicas podem liderar a revolução tecnológica”, com base no quarto ODS “Quality of Education”. As inscrições são abertas a todos e devem ser feitas aqui.

Enquanto Projeto Social a nossa missão é dar acesso ao ensino da programação, por acreditarmos ser um veículo para o desenvolvimento das gerações futuras, numa Era cada vez mais digital. Este trabalho está a ser feito pela ubbu em milhares de salas de aula portuguesas (e não só), sendo por isso urgente a desmistificação do tema junto de pais, professores e curiosos.” diz João Magalhães, CEO da Code for All, empresa que detém a ubbu, a <Academia de Código_> e a Codeplace.

Pela primeira vez e Portugal será apresentado rebranding da ubbu, anteriormente discriminada por “<Academia de Código_Júnior>” e contada, na primeira pessoa, a experiência de internacionalização da ubbu, bem como o cenário atual e visão de futuro da plataforma para o ensino de programação nas escolas públicas portuguesas.

Haverá ainda uma talk onde se pretende perceber o papel pioneiro que as escolas públicas de Portugal assumem na digitalização da sociedade. “E quem melhor do que os principais intervenientes para discutir o tema.”, acrescenta João que estará em debate com o Secretário de Estado da Educação, João Costa, painel esse moderado pela jornalista do ECO, Mariana Barbosa.

A ubbu acredita na literacia digital como uma ferramenta de impacto social

A ubbu ensina ciências da computação e programação a crianças dos 6 aos 12 anos como forma de desenvolver o raciocínio lógico e resolução de problemas. Através de vídeos animados, jogos interativos, quizzes e exercícios além de uma ferramenta própria para a criação de projetos de programação por blocos, chamada ubbox.

Através de temas de problemáticas da vida real, os alunos são desafiados a utilizar as mais diversas ferramentas de conhecimento e aliá-las à tecnologia, para a sua resolução. Estamos a falar do STEAM, um modelo educacional que explora disciplinas como ciências, tecnologia, engenharia e matemática e aplica-as para a solução das questões expostas. As temáticas exploram sempre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Pela abordagem interdisciplinar, um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian revela que as crianças com acesso à plataforma ubbu melhoram substancialmente os resultados escolares, em média, 17% a matemática e 5% no raciocínio lógico e cognitivo, ensinamentos esses que trabalham a capacidade de resolução de problemas e os torna cidadãos mais ativos e conscientes.

Em 2018 a ubbu chegou a mais de 60 000 alunos em Portugal e já está em 9 países. Até ao final do ano tem acordos para chegar a mais de 1 000 000 de crianças no mundo, através de parcerias com revendedores como a jp.ik e a Microsoft Global.

Thursdays with Impact by Casa do Impacto: “Hello World: Como as escolas públicas podem liderar a revolução tecnológica”

21 de março de 2019

18h // Receção

18h15 // Apresentação ubbu

18h30 // Painel de discussão:

Dr. João Costa, Secretário de Estado da Educação

João Magalhães, CEO da <Academia de Código_>

Mariana Barbosa, Jornalista do ECO

19h // Finger food & Drinks

21h // Finalização

LOCAL
Casa do Impacto
Travessa de São Pedro, 8
1200-432 Lisboa

SOBRE A UBBU A ubbu é uma plataforma de aprendizagem de programação personalizada para professores e alunos. Em Portugal já ensina programação a mais de 60 mil crianças e, em 2019, tem acordos estabelecidos para 1 milhão de alunos em todo o mundo.

Redes Sociais do ubbu: Facebook + Youtube + Instagram

Para mais informações consultar: www.ubbu.io

Ubbu e Secretário de Estado da Educação conversam sobre a Revolução Tecnológica nas Escolas Públicas

Legal Hackathon premeia tecnologia que simplifica linguagem jurídica