Conferência leva a Coimbra estrelas mundiais da programação

Marcus Biel, evangelista do Clean Code (código limpo) e Natalia Tepluhina, Senior Frontend Engineer do GitLab, são algumas das confirmações anunciadas esta semana. A organização avança ainda com a presença de Josh Long, consultor da equipa responsável pela arquitectura do Ali Baba (o maior site de compras B2B do mundo) no pré-evento de dia 30 de Maio.

A JNation,  conferência para developers de Java e JavaScript, as linguagens de programação mais populares do mundo, vai ter lugar no dia 4 de Junho no Convento de São Francisco, em Coimbra. A conferência que traz a Portugal as estrelas mundiais da programação Java e JavaScript promete colocar a cidade na rota internacional das conferências destas linguagens de programação.

Depois da confirmação de Venkat Subramaniam, professor na Universidade de Houston e autor premiado de livros de referência para qualquer programador (tais como “Practices of an Agile Developer” ou “Rediscovering JavaScript”), para o keynote de abertura, a organização avança esta semana com mais confirmações. Entre elas destacam-se a de Marcus Biel, evangelista do Clean Code que vai fazer uma sessão de refactoring (limpeza de código) ao vivo.

Esta segunda edição do evento traz a novidade do JavaScript. A edição do ano passado foi dedicada exclusivamente à comunidade Java. Dos oradores de JavaScript, destaca-se a confirmação de Natalia Tepluhina, Senior Frontend Engineer do GitLab, que é também CTO da VueVixens, uma organização que promove o ensino da programação (linguagem Vue.js) entre mulheres.

Este ano, já foram vendidos mais de 550 bilhetes, um número superior à lotação do ano passado que foi aumentada tendo em conta a procura da primeira edição (2018). Na última edição, dois meses antes da conferência ter lugar, já não havia bilhetes para a participar na JNation. Como causa, Roberto Cortez e Bruno Baptista, organizadores do evento, apontam: “nunca tinha havido uma conferência de Java em Portugal que desse o privilégio de falarmos com pessoas que só vemos nos códigos dos programas com que trabalhamos”.

A conferência vai dividir-se em 4 salas onde mais de 24 oradores vão partilhar as suas experiências e apresentar novidades de Java e JavaScript. Entre os oradores já confirmados estão, para além de Venkat, Marcus e Natália: Emily Jiang (IBM), Sendil Kumar (Xebialabs), Elder Moraes (Oracle), Tom Cools (Info Support NV), Simon Ritter (Azul Systems), Alexandre Chopin (ORION), Anton Arhipov (JetBrains), Nicolas Frankel (Exoscale), Andy Gumbrecht (PHOENIX CONTACT), David Gomes (MEMSQL), Marcel Cutts (Asgard), Mercedes Wyss (Produactivity), Ricardo Ferreira (Confluent), Danny Preussler (Sporttotal.Tv), Natalia Tepluhina (GitLab), Miłosz Piechocki (SumoLogic), Roy Derks (City Of Amsterdam), David Delabassee (Oracle), Burr Sutter (DevNexus), Philipp Krenn (Elastic), Carlos Sanchez (CloudBees), Paulo Lopes (RedHat). Ver mais informação sobre os oradores aqui.

A patrocinar a conferência estão marcas como a Idealista, a Blip, a Bosch, a Critical Software, a Farfetch, a Feedzai, a La Redoute, a Mercedes-Benz.io, a Mindera, a Present Technologies, a Red Hat, a RedLight Software a Sky Technology Centre, a Talkdesk, a Tomitribe, a Wit Software, a Xing e a Xpandit.

A JNation está a ser organizada por duas comunidades de programadores: a JUG Coimbra, comunidade de programadores de java, e a undefined.js, comunidade de programadores de JavaScript, e ainda pela alphaCoimbra, uma associação que tem como missão sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade.

Pré-Evento com Josh Long, Spring Developer Advocate

No dia 30 de Maio vai decorrer em Coimbra um pré-evento da JNation com Josh Long. Autor de 5 livros e de 3 formações em vídeo mais vendidas, uma delas sobre a arquitectura de microsserviços que permite decompor as aplicações por funções básicas que podem ser criadas e implantadas de maneira independente. Esta é a tecnologia que permitiu que negócios como Netflix, pudessem escalar para tantos países de forma tão rápida.

SOBRE A JNATION A JNation é uma conferência para developers de Java e JavaScript, as linguagens de programação mais populares do mundo. A edição de 2019 decorre em Coimbra no dia 4 de Junho, no Convento de São Francisco. A conferência está a ser organizada pelo Java User Group de Coimbra, o maior em Portugal, pela undefined.js, o mais recente grupo de Coimbra para entusiastas de JavaScript e pela alphaCoimbra, uma associação que tem como missão sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade.

Redes Sociais da JNation: Facebook + Twitter

Para mais informações consultar: jnation.pt

Ubbu e Secretário de Estado da Educação conversam sobre a Revolução Tecnológica nas Escolas Públicas