O negócio de pizza que cria emprego nos pequenos centros

Marca francesa procura parceiros para quiosques de pizza artesanal em todo o País

A cadeia francesa de pizza artesanal Le Kiosque à Pizzas está à procura de novos parceiros para expandir a sua rede de quiosques em Portugal. Com mais de 450 quiosques em França, que funcionam num modelo de take-away, a marca foi criada em 2004 e desenvolveu um sistema inovador de franchising que não contempla o pagamento de royalties, direitos de entrada ou taxas de publicidade, privilegiando a independência dos empresários.

Ao adquirir um quiosque, o parceiro passa a ser o proprietário integral de um equipamento munido de todas as ferramentas - desde o forno e da amassadeira, ao WC e telefone para receber as encomendas - necessárias à venda e confecção diária das pizzas. O contrato prevê também formação, sendo possível tornar-se num pizzaiolo hábil num curto espaço de tempo, e a garantia de exclusividade num determinado território.

O sucesso do conceito começa precisamente na localização dos quiosques em pontos estratégicos de grande circulação, como as imediações de bombas de gasolina, junto à praia ou a supermercados, em cidades pequenas e médias, ou vilas.

Criar o próprio emprego fora dos grandes centros

“Tal como em França, a nossa aposta é chegar a todo o país, fugindo dos grandes centros de Lisboa e Porto, que já estão sobrelotados de oferta, privilegiando os concelhos do interior, as cidades mais pequenas, e as localidades costeiras com vida balnear, por exemplo, que são uma opção muito interessante para este tipo de produto”, explica Marc Derrien, francês radicado em Portugal há quase 20 anos e representante da marca.

A estratégia Le Kiosque à Pizzas, que também já está em Espanha, de dinamização económica dos pequenos centros passa por encontrar parceiros que queiram investir num negócio local, criar o seu próprio emprego e mais postos de trabalho, numa lógica de empresas individuais em rede.

“Procuramos pessoas que conhecem bem a sua terra e a potencial clientela, pois saberão melhor do que ninguém o que resulta, podendo também aconselhar-nos a melhor localização do quiosque e construir um negócio com base nesse know how. Não acreditamos que este seja um tipo de negócio para grandes investidores, mas para quem quer, literalmente, pôr a mão na massa”, sublinha Marc Derrien.

Um negócio rentável

Para ser proprietário de um quiosque é necessário um investimento aproximado de 100 mil euros, sendo que a equipa Le Kiosque à Pizzas pode ajudar o empreendedor a beneficiar de condições de financiamento mais favoráveis através da relação preferencial que desenvolveu com uma instituição bancária.

“É necessário contudo que o parceiro tenha cerca de 30% de capital próprio. Sabemos que em Portugal o retorno tenderá a ser mais demorado, contudo é um negócio altamente rentável que permite ao fim de dois anos recuperar o investimento e desde o primeiro dia garantir um ordenado médio de 1200 euros. A vantagem é que depois de adquirir o quiosque, o proprietário não tem de pagar mais nada à marca”, realça Derrien.

Em Portugal existem já oito quiosques - Guarda, Lagoa-Algarve, Caldas da Rainha, Chaves, Ericeira, Foros de Amora, Peniche e Lourinhã. O nono equipamento com abertura prevista nos próximos meses é em Esmoriz e já está também fechado o licenciamento para a instalação de um quiosque em Sesimbra, o que poderá ser uma boa oportunidade para quem tenha interesse nessa localidade.

A confecção artesanal, a massa fresca feita diariamente em cada quiosque e a qualidade dos ingredientes são os principais fatores de sucesso da marca. Os ingredientes obrigatoriamente fornecidos pela marca - farinha dos Grands Moulins de Paris; molho de tomate vindo de Itália; fiambre; e uma mistura de queijos que confere o toque “à la française” – e os restantes ingredientes frescos que a marca incentiva a que sejam comprados localmente têm como resultado final uma pizza de massa fina, estaladiça e sabores diferenciados. Existe inclusive a possibilidade de cada empresário criar receitas exclusivas, como acontece em Chaves com a pizza de alheira, ou em Peniche com a pizza de cavala.

SOBRE Le Kiosque à Pizzas
Criada em 2004, Le Kiosque à Pizzas é a marca de uma cadeia francesa de quiosques take-away de pizza artesanal. Com mais de 450 quiosques em França, tudo começou quando quatro donos de quiosques, ainda hoje os líderes da empresa, insatisfeitos com o tradicional sistema de franchising, decidiram unir forças e criar uma rede para empresários independentes, sem a obrigatoriedade de pagar royalties, direitos de entrada ou contribuições para publicidade. Em Portugal iniciou a sua expansão em 2017 com a abertura do primeiro quiosque na Guarda.

Redes Sociais: Facebook + Instagram + Linkedin
Website: http://www.le-kiosque-a-pizzas.pt

Sara Seabra Diniz | T: +351 918 425 547 | E: sara.diniz@doctorspinpr.com

Heel Tread e Federação Portuguesa de Futebol lançam meias inspiradas na seleção nacional