Festival de bandas de rua Brass iT regressa para segunda edição em Minde

Durante os dias 20 e 21 de Setembro, as ruas de Minde vão ser invadidas pelo Brass iT, o festival de música de rua que reúne brass bands, como Kumpania Algazarra [PT] ou Les Traine Savates [FR]. O festival é gratuito, terá workshops paralelos e actividades para pais e crianças.

Esta é a segunda edição do festival Brass iT, o evento que faz das ruas de Minde palco para concertos de bandas de brass. Para além de Minde, o festival itinerante vai passar ainda por Alcanena, Leiria, Porto de Mós, Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos. “Não há nenhum festival que se possa considerar de rua, itinerante, como o Brass iT. Aqui o palco faz-se onde as pessoas quiserem que ele seja. Queremos trazer a proximidade entre o público e as bandas, onde as pessoas vão ver uma performance de rua”, explica Duarte Fonseca, da Associação Improviso Divergente, que organiza o festival. Depois de uma primeira edição com um alcance de cerca de 4 mil pessoas, em 2018, a organização traz mais bandas e actividades para a edição de 2019.

Entre as bandas da programação deste ano estão Les Traine Savates, de França e que vão estrear-se em Portugal, e El Puntillo Canalla Brass Band, de Espanha. “Queremos trazer bandas internacionais mas também mostrar o que de melhor se faz em Portugal”, refere Duarte. Em destaque na programação estão ainda  Kumpania Algazarra, KhaganiçOrchestra, Farratuga e DJ El Gadzé. “Consideramos importante dar palco a bandas que estão a iniciar, como a Babosa Brass Band, que está agora a dar os primeiros passos”, reforça Duarte.

O festival tem ainda um carácter de integração com o território onde se insere: o primeiro dia inicia-se com uma performance didática na Escola de Ensino Básico de Alcanena pelos Farratuga (PT), onde as crianças terão a oportunidade de conhecer os vários instrumentos utilizados e o papel de cada um deles. Há também vários projectos regionais envolvidos no festival, como são o caso da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde, da Orquestra conjunta do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) e, da Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE), da Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar e da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Mindense.

Para além dos concertos, há uma série de actividades paralelas: yoga para pais e filhos, um concerto didático para bebés e crianças e ainda workshops de cozinha e fotografia. O objectivo é que todos na família possam aproveitar as actividades do festival e vivê-lo em conjunto, de forma gratuita. A organização reforçou ainda o número de food trucks nesta edição do festival. Para além dos concertos em Minde, haverá ainda performances paralelas nas freguesias da Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos e ainda nas cidades de Leiria e Porto de Mós.

O Brass iT é organizado pela Associação Improviso Divergente com o apoio do Município de Alcanena e da Fundação Inatel e ainda em parceria com os Municípios de Leiria, Porto de Mós e das juntas de Freguesia de Minde, Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos.

PROGRAMA COMPLETO

20 SET | 6.ª feira |  Palco Fábrica de Cultura

18h00 - Workshop de Cozinha

18h30 - Início Workshop de Fotografia (a decorrer durante todo o festival)

21h30 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde

22h00 - Orquestra do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) + Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE)

23h00 - El Puntillo Canalla Brass Band [ES]

Les Traine-Savates [FR]

Farratuga [PT]

DJ El Gadzé

21 SET | Sábado | Palco Inatel (Largo Coreto)

10h30 - Sessão Yoga para Pais & Filhos

15h00 - Concerto didático para bebés e crianças

16h00 - Performance de dança pelos alunos CAORG

16h30 - Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar

17h30 - Babosa Brass Band [PT]

KhaganiçOrchestra [PT]

El Puntillo Canalla Brass Band [ES]

Les Traine Savates [FR]

Kumpania Algazarra [PT]

DJ El Gadzé

*Performances com duração de 45min a 60min.

SOBRE O BRASS IT: O Brass iT é um festival de música de rua organizado pela Associação Improviso Divergente, uma associação criada em Minde de um grupo de amigos apaixonados pela música e pelo jazz que mais tarde formaram a sua própria banda de DIxieland - os Xaral’s Dixie. Inspirados pelos principais festivais de Brass da Europa, decidiram desenvolver este conceito na localidade de origem, Minde, para dar palco ao número crescente de bandas deste estilo em Portugal, criando assim o primeiro festival do género no país.

Redes Sociais da Brass iT: Facebook

Vídeo Edição 2018: https://www.youtube.com/watch?v=ilaktRxBIpw

2ª Edição do From Start-to-Table: Startup Lisboa tem 30 mil euros para startups do ecossistema da restauração

Convite: ubbu apresenta Portugal Inovação Social