GoParity abre projeto para financiar o maior co-work sustentável de Portugal

O projeto é do Heden, coletivo de hubs criativos, e está disponível na GoParity para quem queira investir e fazer parte do futuro dos espaços de trabalho em Lisboa. A campanha lançada esta manhã já está 28% financiada.

Com o intuito de ser o mais sustentável espaço de coworking de Lisboa, o Heden está a angariar financiamento para investir em sistemas eficientes e sustentáveis de iluminação e climatização para o seu novo espaço, em Santa Apolónia. A campanha de financiamento, disponível em goparity.com, é de 50 mil euros com retorno mensal para o investidor de 4,75%, durante quatro anos. Trata-se de mais um projeto aberto a todos os que queiram participar, a partir dos 20€ de investimento.

O espaço é no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa (como se pode ver neste vídeo) e tem data de abertura prevista para outubro. Construído de raiz a pensar no futuro, tem 1.000 m2 e está pronto para receber cerca de 162 pessoas em espaços de trabalho, mais 120 no grande auditório para eventos.

Com a obra, pretende-se instalar uma fachada verde bioclimática que irá reduzir a potência necessária do sistema de climatização (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) em cerca de 25-30%; e um sistema de iluminação LED, com um consumo de 20-24 kW inferior a um sistema tradicional que vai permitir uma poupança energética em iluminação de cerca de 80-90%. O espaço vai ainda contar com uma central fotovoltaica que vai alimentar a maioria das suas necessidades energéticas (cerca de 90%).

O potencial de poupança de energia da fachada climática e do sistema LED vai permitir que o espaço evite uma emissão anual estimada de 56,6 toneladas de CO2, o que criará um impacto ambiental tão positivo quanto o de plantar 2574 árvores, por ano.” esclarece o cofundador da GoParity, Nuno Brito Jorge, com base na calculadora de impacto desta impactech.

Desde 2017 que o Coletivo Heden está a criar uma comunidade de trabalho criativa, sustentável e inovadora nos seus espaços. "O Heden percebe que o trabalho e a vida não podem ser separados, por isso integra os dois de forma equilibrada, estimulante e sustentável." sublinham Manuel Bastos e László Varga, aos fundadores do Coletivo.

Depois dos co-works do Chiado e Graça, Santa Apolónia vai ser o próximo destino da sustentabilidade e ecologia. Com taxas de ocupação de 100%, o Heden tem um programa de bem-estar focado em disponibilizar um ambiente de trabalho saudável para os seus inquilinos. Aulas de yoga, meditação, workshops de massagem são algumas das iniciativas. Para promover a igualdade de género, o Coletivo Heden dá 17% de desconto no valor da mensalidade (o valor do gender gap pay). Existem também espaços dedicados a proporcionar momentos relaxantes ao longo do dia de trabalho.

SOBRE A GOPARITY A GoParity é a primeira plataforma portuguesa de acesso a investimento de impacto, com base num dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em dois anos de atividade já gerou mais de 1,25 milhões de euros para 26 projetos submetidos, de mais de 2.500 investidores inscritos, com retorno na ordem dos 4-6% ao ano, o que representa já 185 mil euros. O seu objetivo é criar um “banco verde”.

Redes Sociais da GoParity: Facebook + Twitter + LinkedIn

Para mais informações consultar: goparity.com/

SOBRE O HEDEN A Liveworks Lda foi fundada em 2017 com o objetivo de gerir a marca e os projetos imobiliários sustentáveis do Heden. Com dois espaços de coworking e eventos já operacionais e com 100% de ocupação, a empresa pretende abrir dois novos espaços até ao final de 2019.

Redes Sociais do Heden: Facebook + Instagram + LinkedIn

Para mais informações consultar: heden.co/

Convite: ubbu apresenta Portugal Inovação Social

ubbu: escolas já se podem inscrever gratuitamente para ensinar programação