Conheça a empresa que está a trazer as tecnológicas para Portugal

Conhece a SIRI? A spin-off da empresa que a desenvolveu e vendeu à Apple em 2009 vem para Lisboa. Quem a traz é a Lisbon Tech Guide, uma entidade de gestão e apoio operacional à transferência de tecnológicas para Portugal.

A Lisbon Tech Guide arrancou atividade com a Oto Systems. “Para além da necessidade de criar e preparar equipas tecnológicas, percebemos que era urgente “guiar” estes players para se instalarem em Portugal. Oportunidades de mercado não faltam, principalmente quando falamos de empresas inglesas e suíças, as nacionalidades de onde recebemos mais pedidos.” diz Sebastião Queiroz e Mello, fundador da Lisbon Tech Guide (LxTG), a parceira da Oto na vinda para Portugal.

A Oto Systems tem escritórios em Zurique e Nova Iorque e, a partir de agora, também em Lisboa, com uma equipa de engenheiros. “O primeiro programador foi contratado no início de setembro e estamos em fase de recrutamento para completar a equipa até ao final do ano.” diz Sebastião. Nesta primeira fase, a equipa de Lisboa vai contar com cinco elementos, que serão responsáveis pela criação de novas soluções e extensão das existentes.

A Oto atualmente tem duas soluções: a primeira é uma ferramenta de coaching para agentes de call centres que os permite melhorar as suas conversas com os clientes. O sistema reconhece o tom de voz e as palavras para dar dicas de como se pode manter o cliente envolvido.

A segunda solução é uma alternativa aos habituais questionários de qualidade feitos pelos call centres. “O que acaba por acontecer é que a maior parte dos clientes desiste da chamada e as métricas em relação à satisfação do cliente acabam por se perder.” esclarece Teo Borschberg, cofundador e CEO da Oto Systems.  “A Oto criou uma pontuação medida em tempo real durante a chamada sobre o nível de satisfação do cliente, com base na forma e no tom utilizado, fazendo com que esta informação tão importante para as empresas não se perca.”.

Vamos conseguir reforçar a nossa identidade no mercado Suíço e abrir novas portas para o mercado Americano. O potencial de crescimento da Oto é brutal, e acreditamos que estando a trabalhar juntos vamos todos acabar por conseguir crescer em conjunto. É uma forma brilhante de lançar esta empresa.” confessa Sebastião.

O parceiro local para montar atividade em Portugal

Nos últimos anos têm chegado centenas de empresas interessadas em se estabelecer em Portugal, não só por estar perto dos principais pontos de decisão, mas também pelo equilíbrio de vida e, ainda, profissionais altamente qualificados que dispõe. “Muitos que acabam por ir trabalhar para fora para a Google, Microsoft entre outras, por não terem ofertas à altura em Portugal. Para reter talento no país temos também que impulsionar o setor tecnológico em Portugal, o que passa por captar empresas com projectos mais interessantes e com oportunidades de carreira equivalentes às que se encontram lá fora." diz Sebastião.

Quando uma empresa decide implementar atividade em Portugal, o processo para além de demorado, é desgastante pelas burocracias e inúmeros intervenientes. A Lisbon Tech Guide age enquanto parceiro local com um plano de ação integrado que facilita a transferência de negócios para Portugal (serviços financeiros, legais e recrutamento) de modo a que qualquer empresa consiga montar o seu hub tecnológico no país.

O percurso da LxTG não começou agora. Trata-se de uma spin-off da The Code Venture, com sede na Suíça e Lisboa, que desde 2016 cria equipas tecnológicas em nearshore para desenvolver projetos de inovação e MVP’s para PME’s. Foi do contacto com players internacionais que decidiu descomplicar a atividade de deslocalizar empresas para Portugal e assim contribuir para o tecido empresarial e económico e ainda combater o desemprego e emigração no país.

SOBRE A LISBON TECH GUIDE É uma empresa de gestão e apoio operacional à transferência de equipas tecnológicos para Portugal.

Redes Sociais da Lisbon Tech Guide: Facebook + Twitter + LinkedIn

Para mais informações consultar: lisbontechguide.com

SOBRE A OTO SYSTEMS A Oto é uma startup que nasce nos EUA como uma spin-off da SRI International, o mesmo laboratório que inventou a SIRI e vendeu-a à Apple em 2009.

Redes Sociais da Oto Systems: Facebook + Instagram + LinkedIn + Medium

Para mais informações consultar: oto.ai

GoParity lança incentivos ao investimento verde